Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

por Interlegis — última modificação 23/02/2023 16h37

HISTÓRIA DA CÃMARA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS

► 1947

20/06 – É promulgada a Lei estadual nº 67, Art. 7º do Ato das Disposições Transitórias, que trata da emancipação de Nilópolis.

21/08 – Nilópolis, pela Lei Estadual nº 67, Art. 7º do Ato das Disposições Transitórias, através da emenda proposta pelo Deputado Lucas de Andrade Figueira, ganha finalmente a sua emancipação político administrativa.

03/10 - São eleitos os vereadores que formaram a primeira Legislatura da Câmara Municipal de Nilópolis. Os presidentes foram Alfredo de Almeida Alentejano (por dois períodos), Eduardo Silva Júnior e Francisco Alves imenta. Além desses três, foram vereadores dessa primeira legislatura, Joaquim de Almeida Flores, Luiz Nascimento Junior, Melchiades Calazans, Fausto Cardoso Chagas, Maria Magdalena Gonçalves, Osmar Serpa de Carvalho, Stela de Queiroz Pinheiro, Wenceslau dos Santos, Wilson Borges Pereira e Egídio Mendonça Thurler.

► 1966

É construído o prédio da sede da Prefeitura Municipal de Nilópolis, na Avenida Mirandela,  tendo como prefeito o Dr. João Batista da Silva e o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Ângelo Júlio Chambarelli.

► 1992

É construído o prédio da Câmara Municipal de Nilópolis, na Avenida Mirandela,  tendo como presidente o vereador Adilson Farias da Silva e prefeito Dr. Jorge David.

Lançamento da Pedra fundamental do prédio da Câmara na Avenida Mirandela.

Frente da Câmara Municipal de Nilópolis, em 2010, em sua antiga sede (hoje demolida), na Avenida Mirandela, 393, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal de Nilópolis (prédio hoje também demolido).

► 1994

04/10 – Nilópolis tem a estréia das urnas eletrônicas nas Eleições para Deputados Estaduais e Federais.

► 2015

Em agosto de 2015 a Câmara Municipal de Nilópolis foi transferida para o antigo prédio do Centro de Defesa da Cidadania, localizado na Rua Nicolau Cobellas, nº 01, no Centro de Nilópolis, onde funciona até hoje.

► 2021

Em Janeiro de 2021, o na época Presidente da Câmara, Vereador Rafael Nobre, elaborou e apresentou um projeto de modernização total da Casa, incluindo a parte estrutural e administrativa, tendo total apoio de todos os Vereadores que fizeram parte da 19ª Legislatura:

Álvaro Cunha Ramos (Alvinho)

Anderson da Silva de Campos (Anderson Campos),

Edvan Gomes da Silva (Russão Gomes)

Flávio Vergueiro (Flavinho Vergueiro)

Jorge Luiz Scalise Xavier (Jorginho Scalise)

José Diamantino Duarte Ribeiro (Zé Ribeiro)

Leandro Cardoso Hungria (Leandro Hungria)

Luiz Carlos de Souza (Farol)

Marcos Cezar Barros de Castro Junior  (Marquinho Trembão)

Mauro Rogerio Nascimento de Jesus (Maurinho do Paiol)
* Vereador licenciado

Rafael Pereira Nobre (Rafael Nobre)

Rafael Santos de Oliveira (Rafael Régis)

Wagner Pereira de Almeida (Farrusquinha)

Foram construídos novos banheiros, incluindo femininos, uma sala de reunião para os Vereadores, além da construção de um conjunto de salas na parte detrás da Câmara, que passou a abrigar grande parte dos setores administrativos, que ganharam novos mobiliários e equipamentos, como computadores e impressoras. Além disso, foram construídos uma cozinha e um refeitório, oferecendo refeições diárias aos funcionários da Câmara. Novos setores foram criados, como a Procuradoria Geral Legislativa e a Coordenação de Comunicação. O site da Câmara foi totalmente atualizado, assim como o Portal de Transparência. Foram criados perfis da Câmara nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). Todas as Sessões passaram a ser transmitidas ao vivo e os vídeos disponibilizados para consulta no site oficial da própria Câmara, dando mais transparência aos trabalhos legislativos.

Frente da Câmara, na Rua Nicolau Cobelas, 01 - Centro, Nilópolis, em janeiro de 2021.

Frente da Câmara na Rua Nicolau Cobelas, 01, em maio de 2021.

Novas instalações dos setores administrativos, refeitório e cozinha, em maio de 2021.

► 2022

Com a modernização da Câmara e popularização das Sessões, o antigo plenário ficou pequeno para os munícipes, que passaram a comparecer em grande número às próprias Sessões, já que com as transmissões o público também poderia acompanhar os trabalhos de qualquer lugar e meio, até mesmo de um simples celular. O atual presidente apresentou, então, aos Vereadores, um novo projeto, desta vez para se construir um anexo, na lateral do prédio, para construção de um amplo e novo Plenário, tendo novamente recebido total apoio e incentivo de todos os Vereadores. Este novo prédio foi inaugurado em agosto de 2022, passando a contar com 125 lugares (cinco vezes mais a capacidade do antigo), banheiros, copa, sala de som, elevador e um novo espaço para o Plenário (área restrita às mesas dos Vereadores).

Frente da Câmara na Rua Nicolau Cobelas, 01, em agosto de 2022

Antigo Plenário e Galeria da Câmara, na Rua Nicolau Cobelas, em maio de 2021.

Novo Plenário (prédio anexo), na Rua Nicolau Cobelas, 01, em agosto de 2022. Área destinada ao público.

Novo Plenário (prédio anexo), na Rua Nicolau Cobelas, 01, em agosto de 2022. Área destinada à Mesa Diretora, Mesa dos Vereadores e Tribuna.

Entrada do novo Plenário, com elevador, em agosto de 2022.

► 2023

No dia 30 de janeiro, foi inaugurado o Salão Nobre Miguel Abraão, no espaço do antigo Plenário, onde consta a Galeria dos ex-Presidentes da Casa e uma Galeria com as Legislaturas anteriores. O Salão é destinado à solenidades especiais, convenções e exposições culturais.

Salão Nobre, onde antes funcionava o antigo Plenário.